Notícia

20 anos – Lar Espírita Caminheiros da Luz
15/06/2022

Lar Espírita Caminheiros da Luz – 20 anos

A FUNDAÇÃO DO LAR ESPÍRITA- CAMINHEIROS DA LUZ E SUA HISTÓRIA

No dia 23 de junho de 2002, numa manhã de sol ardente, por volta das 9 horas, eu me dirigi ao lote 14 ao lado de minha casa. Parei e fiquei olhando para o lado da frente. Mil pensamentos me passavam pela cabeça. Não sei o que estava acontecendo, mas senti um grande bem-estar, como se eu estivesse flutuando. Estava nesta extasia quando olho para trás, o Sirino Júnior estava parado me olhando. Deparei-me com ele que me disse:

– A Natalina disse que o senhor está querendo fundar um centro espírita.
– Estou, Júnior, mas não sei por onde começar.
– Estou aqui para ajudá-lo, mas vamos começar logo.
– Logo como, Júnior, não temos nada.
– Nada como? O senhor não tem o Evangelho em casa?
– Claro que tenho.
– Então o senhor tem tudo de que precisa.

E foi assim que na sexta Feira, dia 28 de junho  de 2002 houve a primeira reunião na biblioteca de minha casa. Esta ficou sendo a data da fundação do Lar.  Treze pessoas participaram desta primeira reunião. Estas pessoas foram as seguintes: Sirino Júnior, Agostinho Alves, Luciana Aparecida, Ivetina, Lúcia, Maria Alves, Natalina, Francisco Antônio, Antônio Vieira, Antônio Carlos, Maria Luiza, Henrique Pompílio e Ivone Aparecida. Começamos estudando o “Evangelho Segundo o Espiritismo”. Todas as sextas feiras o grupo se reunia, estudávamos o Evangelho e era servido um pequeno lanche com bolos e sucos. 

Naquele dia a Natalina fez a prece inicial. Depois fizeram algumas perguntas de quem seria o orientador e por unanimidade passaram a bola pra mim. E assim todas as sextas feiras havia este grupo de estudos na biblioteca de minha casa. A sala foi ficando pequena e eu fiquei com uma pulga atrás da orelha.

O Lar Espírita surgiu da necessidade de ocupar o tempo das crianças em aprender e fazer alguma coisa útil a si mesmo e à comunidade. Observamos várias crianças andando pelas ruas sem fazer nada, aprendendo coisas nocivas ao ser humano.  Como eu trabalhei como professor durante 30 anos e já estava quase me aposentando, pensei muito nisso e resolvi pôr a mão na massa. Mas as coisas não eram tão fáceis como eu esperava. Refleti muito, mas acreditei que teria algumas pessoas para me ajudar.

A biblioteca ficou pequena, de modo que fiz uma reunião rápida de 15 minutos para tentar encontrar uma solução. A Maria sugeriu que eu reformasse aquela casa velha de tábuas que eu tinha. Achei a ideia boa e pus mãos à obra. Paguei um pedreiro e eu ajudei desmontando a casa velha e começando a nova, aproveitando tábuas velhas e telhas quebradas. Demos por terminado o salão, mandei fazer uma mesa grande para a mediunidade. Não tínhamos como inaugurar o salão por falta de cadeiras. Fomos convidados pelo Abrigo dos velhos, juntamente com o Centro Espírita Maria Eulália para fazermos uma promoção no Lar da Criança no Porto com a renda para as três instituições. Fizemos um chá com bolo, sorteio de prêmios e arrecadamos CR 1200,00 e nos tocou CR 400,00. Completei com mais CR 150,00 e compramos as 43 cadeiras de que precisávamos.

Estas cadeiras serviram para a palestra pública, Evangelização, mediunidade, informática e eventos do lar. Eram poucas, por isso fizemos uma campanha e adquirimos 23 cadeiras de ferro doadas pela Caixa Econômica Federal. Para a sala de montagem consegui algumas cadeiras com alguns doadores. 

E no dia 9 de novembro houve a primeira reunião pública, que lotou de gente. O senhor Júnior fez a abertura, o senhor Adelson fez a palestra, a senhora Ivete fez a prece final e convidei a senhora Elione – presidente do Centro Espírita Seara de Luz para fazer o passe coletivo. Estava solucionado o maior dos problemas. 

                               

A casa de tábua que foi reaproveitada

 

Assim o Lar funcionou por algum tempo. Fazíamos as nossas palestras e o passe era dado coletivamente.  Dentro do salão eu tinha também construído um banheiro. Não ficava bem, mas não tinha outro jeito. Não tínhamos a cozinha nem a sala de passe. Comecei juntando tábuas velhas, pedindo para um e para outro. Meu irmão veio a minha casa e disse que um senhor de uma oficina mecânica tinha umas tábuas velhas para vender, então eu e ele fomos lá e compramos muitas tábuas muito velhas, alguns caibros e ripões. Pagamos um caminhão e trouxemos para casa. Eu já tinha conseguido algumas telhas Eternit, algumas doadas pelo meu colega Mário e outras que eu mesmo comprei. Contratei dois pedreiros e eu e começamos o trabalho. Eu trabalhava junto com os dois pedreiros. Na verdade, eu trabalhava mais que os dois pedreiros lerdos. Demos por construída a sala de passe e a cozinha. Com isto melhorou muito a situação. Eu mesmo era o Eletricista, o encanador e o pintor da obra.

Mas… e as crianças, como eu chamaria as crianças? Eu era artesão e resolvi por isto em ação. Criei o curso de Tecelagem quadriculada, onde era ensinado a fazer fronhas, tapetes, lençóis, capas de sofás, toalhas etc. Encheu de crianças e a minha irmã Natalina começou com a Evangelização. Logo vieram mais crianças e a Sílvia assumiu outra sala. 

Mas criança enjoa logo e foi o que aconteceu com o artesanato, então eu criei um campinho de futebol para os meninos e um de voley para as meninas. Deu certo e a criançada adorou. 

No começo começamos a dar um lanche às crianças, mas depois sugeriram que fosse dada uma sopa e foi o que fizemos. Começamos a pegar verdura na feira do porto, depois um dono de mercado passou a nos dar os ingredientes e por fim o Lar assumiu a sopa totalmente. 

Ainda em 2003 criamos o jornalzinho do Lar e de lá para cá não paramos e estamos agora na edição de número 233. Nele colocamos as notícias importantes do Espiritismo, assuntos do Lar e as nossas psicografias.

Em 2003 criamos o ESDE, baseado nas apostilas da FEB e também a mediunidade. Tínhamos poucos médiuns, mas tudo foi dando certo. 

                            

Nossa sessão mediúnica

 

Ainda no ano de 2003 começamos criando um parquinho infantil. Recebemos de algumas entidades os brinquedos. Assim criamos duas alas: uma para crianças até 10 anos de idade onde há balanços, gangorras, casinha de boneca e outros e uma de jovens com jogos de damas, dominó, pião, ping pong, tênis de mesa e outros. A criançada adorava os brinquedos. 

Criamos também uma biblioteca. Eu tinha muitos livros espíritas, consegui uma coleção da FEB e também da Editora Aliança. Assim nossa Biblioteca ficou com mais de 3 mil exemplares.

As crianças começaram a enjoar do parquinho e dos outros brinquedos, por isto resolvi fazer outra coisa. Comecei então com um curso de Informática, mas eu só tinha dois computadores. Coloquei três máquinas de escrever e fazíamos o rodízio. As aulas eram as terças e quintas feiras. Batalhamos muito para conseguir computadores, mas não recebemos nenhum. Tivemos que fazer reciclagem pelas ruas para conseguir comprar alguns aparelhos. Mas o Lar conseguiu 22 computadores e formamos centenas de alunos aqui. Há muitas pessoas empregadas graças aos nossos cursos.

                                

As crianças fazendo o curso de Informática

 

O Lar ainda ofereceu cursos de Português, Matemática, Redação, Secretariado, Bolos e salgados, Música e outros. 

O nosso pior problema estava na construção da sede própria. O lote 14 do bairro Nossa Senhora Aparecida foi doado e então foi construído 3 duas salas de evangelização e uma de informática em 2008. Em 2012 construiu-se mais duas salas de evangelização. A sala de informática antiga se tornou uma cozinha e construiu-se um salão para a escolinha no segundo piso. 

Em 2017 finalmente depois de muita dificuldade o Lar conseguiu construir a sua sede própria. 

                                 

Os dois pisos montados

 

As dificuldades foram muito grandes nestes 20 anos de trabalho, mas confiamos sempre em Deus e tudo tem dado certo. Ajudamos muita gente em nosso Lar, ministramos cursos religiosos, palestras, estudos, além de dar assistência a muitas famílias com remédios, sacolões, médicos, psicólogos, advogados e outros. Vamos continuar nossos trabalhos e rogamos forças a Deus para que tudo continue bem para todos nós. 

 

Trabalhadores atuais em atividade:

| Henrique Pompilio de Araújo
|
Ivone Aparecida de Souza Araújo
| Maria Cristina da Silva Espírito Santo
|
Danilo Guilherme Q. Ribeiro da Silva
| Wanderson de Almeida Lima
|
Rosenil Benedita de Moraes
| Tereza Cristina Cecília Veronezze
| Lourdes Maria  Andrade da Silva
|
Ricardo Rodrigues Marcolino
| Benedita Leila Leite
|
Maria Celina da Penha
| Aguinaldo Bueno dos Reis
|
Jailson Bezerra Araújo
| Patrícia Helena de Souza Araújo
|
Larissa Silva Macedo

 

Fachada atual do  Lar Espírita Caminheiros da Luz

20 anos de trabalhos assíduos.