Notícia

64 anos de fundação da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso
14/12/2020

Em 14 de dezembro de 1956 era fundada a Federação Espírita do Estado de Mato Grosso. Nesta segunda-feira, portanto, celebramos seus 64 anos de fundação, ocorrida por ocasião da 1ª Convenção Espírita do Estado de Mato Grosso. Data festiva, que não nos deixa de oferecer reflexões valiosas, tanto sobre o caminho percorrido, quanto sobre os próximos passos a serem dados na grande jornada de União dos espíritas e Unificação do Movimento Espírita em nosso Estado.

Em 2020, especialmente, fomos alçados a uma nova realidade: o imperativo do distanciamento social, por ocasião da pandemia do novo coronavírus, nos demonstrou a necessidade do cultivo do afeto e da espiritualidade, mesmo que à distância, na impossibilidade de um abraço, de um aperto de mão, que nos são tão caros. Serviu para meditar, mas também para planejar: quando for possível, contamos com o reencontro presencial. Sempre ombro a ombro, sempre lado a lado – como diz a composição de Leopoldo Machado.

Em Mato Grosso, nos chegaram notícias de todas as partes dizendo de instituições espíritas fechando suas portas por tempo indeterminado, cumprindo sabiamente a recomendação daqueles que dedicam suas vidas ao ministério santificante da Saúde e da Ciência. Foram instituições centenárias, que possivelmente fecharam suas portas pela primeira vez em um século de existência. Os ares de prudência e sensatez inspiraram dirigentes e trabalhadores de todas as partes, impulsionados pela criatividade e proatividade necessárias. Foi um momento de portas fechadas, mas de corações abertos, à postos. Tudo o que foi possível, foi transferido para o ambiente virtual.
Do centro deste evento histórico, repleto de dores e de aprendizados, iniciamos as comemorações de nossos 65 anos de fundação, a serem completados em 14 de dezembro de 2021. Trata-se de programação comemorativa em inúmeras frentes, a serem oportunamente compartilhadas, que poderá ser acompanhada por meio do Calendário Federativo 2021, já disponível.
Com gratidão pelos que nos antecederam e esperança pelos que certamente virão, nos recordamos daqueles pioneiros que, nos idos de 1955, indicavam: Mato Grosso era o único Estado, dos existentes à época, que ainda não tinha representação junto ao Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira. Unidos então, na cidade de Campo Grande, instalaram a Sessão Solene Inaugural da 1ª Convenção Espírita do Estado de Mato Grosso, da qual destacamos o seguinte trecho:
Por último, concedeu o Presidente a palavra ao Secretário-Geral, professor Onésimo da Costa e Faria, que procedeu a chamada dos Representantes das sociedades convencionais, sentados em local próximo a mesa. À medida que eram chamados, os Representantes levantavam-se. Estando todos de pé, repetiram a seguinte declaração, lida pelo mesmo Secretario-Geral:
“Nós, os Representantes das sociedades espíritas do Estado, reunidas em Campo Grande, em 1ª Convenção Espírita de âmbito estadual, a 14 de dezembro de 1956, declaramos fundada a Federação Espírita de Mato Grosso.”
Calorosa salva de palmas saudou a nova Entidade que acabava de surgir.
O Ato Declaratório supra foi proferido pelas 22 sociedades convencionais presentes, através de seus Representantes credenciados, a saber:
De Aquidauana: União Espírita dos Discípulos de Jesus, por Dr. Luiz de Miranda Horta; Bela Vista: Centro Espírita Jesus Nazareno, por Adão Soler; de Cáceres: Centro Espírita Mateus, por Aristotelino Alves Praeiro; de Campo Grande: Centro Espírita Castro Alves, por Diogo Malheiros; Centro Espírita Fé, Amor e Caridade, por Onésimo da Costa e Faria; Fraternidade Espírita Educandária, por Duilio Lena Bérni; Centro Espírita Ismael, por Tito José Inácio; União Espírita Pedro de Alcântara, por Newton Mafra Castro; de Corguinho: Centro Espírita Allan Kardec, por José Candia Primo; de Corumbá: União Espírita Corumbaense, por Samuel Gomes da Costa; de Cuiabá: Centro Espírita Cuiabá, por Aristotelino Alves Praeiro; Centro Espírita Anjo Ismael, por Expedito Antônio de Barros; União Espírita Maria Eulália, por Herculano Tavares de Araujo e Centro Espírita São Benedito, por Benedito Dediche Borralho; de Dourados: Centro Espírita Amor e Caridade, por Antônio Luiz Marra; de Ladário: Centro Espírita Vicente de Paula, por Edmilson Simoes Lopes Conceição; de Miranda: Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade, por Elias Rodrigues Marques; de Nioaque: Sociedade Espírita Amor e Caridade, por Walburgues de Almeida Martins; de Rio Verde de Mato Grosso: Centro Espírita Amor, Caridade e fé, por Manoel Rosa Fernandes; de Terenos: e União Espírita Bezerra de Menezes, por José Duailibi.
Feita a prece pelo confrade Duilio Lena Bérni, foi a sessão encerrada às 22h45, passando a seguir o público a visitar a Exposição Feira do Livro Espírita, montada em um dos cantos do salão.