Notícia

Artigo publicado no Reformador da FEB: a arte de evangelizar para a Era de Regeneração
16/04/2020

A Federação Espírita do Estado de Mato Grosso (FEEMT), em parceria com a Federação Espírita Brasileira (FEB), realizou, nos dias 23 a 25 de agosto, o Encontro Estadual das Áreas do Estudo do Espiritismo e Infância e Juventude.

Com o tema A Arte de Evangelizar Crianças, Jovens e Adultos para e Era de Regeneração, a Federação Espírita Mato-grossense, sintonizada com o Movimento Espírita nacional, efetivou o primeiro encontro com integração das áreas, possibilitando uma visão sistêmica do trabalho realizado nos centros espíritas, como nas federativas.

A programação do encontro integrado contou com exposições doutrinárias e oficinas, cujo conteúdo e didática, observaram as diretrizes previstas no Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro 2018-2022, em especial as diretrizes 1, 6, 7 e 8, quais sejam:

  • Difusão da Doutrina Espírita;
  • União dos espíritas e unificação do Movimento Espírita;
  • Formação continuada do trabalhador e das lideranças espíritas; e
  • Promoção do livro espírita como elemento essencial ao cumprimento da missão do Espiritismo.

Desde a concepção da ideia de um encontro integrado até a efetivação do evento, houve construção coletiva, com verdadeira integração das equipes envolvidas, além de trabalhadores de outras áreas, como a mediunidade, família e comunicação.

O material desenvolvido nas oficinas foi produzido pela FEB, em especial pelos coordenadores nacionais das Área de Infância e Juventude (AIJ) e de Estudo do Espiritismo (AEE), Miriam Lúcia Masotti Dusi e Carlos Roberto Campetti, respectivamente, os quais participaram ativamente, nos três dias de formação e transformação.

No decorrer da programação foram realizadas três exposições doutrinárias, com os temas: Perspectiva educativa da Doutrina Espírita: pensar, sentir e agir com Jesus e Kardec; o Consolador Prometido e o Servidor do Cristo; e Compromisso, União e Unificação.

As duas exposições iniciais possibilitaram a imersão na proposta dos trabalhos desenvolvidos no segundo dia de oficinas, ao abordarem a necessidade de conhecer, sentir e vivenciar a Doutrina Espírita, fiéis a Jesus e a Kardec.

No sábado, foram realizadas oito oficinas concomitantes, possibilitando a presença dos participantes em todas elas, com quatro temas sincrônicos, desenvolvidos na perspectiva reflexiva, por meio da mediação dialógica, de modo a culminar na fundamentação e contextualização das aprendizagens, a saber:

a) Fidelidade Doutrinária e Formação de Leitores;
b) Afeto, empatia, inclusão e comunicação interpessoal (qualidade relacional);
c) Planejamento criativo e Mediação Dialógica;
d) Trabalho em equipe e Integração de Áreas.

No domingo, as áreas contaram com estudos distintos. A área da Infância e Juventude foi conduzida por Miriam Dusi, com o tema A Liderança do Evangelizador, enquanto na Área do Estudo do Espiritismo, Carlos Campetti, em mesa-redonda, propôs a reflexão acerca da Filosofia e documentos orientadores da AEE.

Ainda na manhã do domingo, os participantes puderam viajar nas asas da história do Compromisso, União e Unificação, com a belíssima condução da coordenadora nacional da AIJ, ao retratar o livro Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho, aliado aos documentos federativos relativos à temática.

Para encerrar o banquete espiritual, todos foram convidados a juntar as varetas, formando um feixe de varas, em alusão as orientações de Dr. Bezerra de Menezes: Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.

O Encontro contou com 233 participantes, representando 44 instituições espíritas, dentre elas a Federação Espírita Brasileira e 43 centros espíritas, de 21 cidades, sendo 19 do Estado de Mato Grosso, além de Brasília (DF) e Pimenta Bueno (RO).

Consoante nos ensina Emmanuel:

É indispensável que todo aprendiz do Evangelho tome o capacete da salvação, simbolizado na cobertura mental de ideias sólidas e atitudes cristãs, estruturadas nas concepções do bem, da confiança e do otimismo sincero. Teçamos, pois, o nosso capacete espiritual com os fios da coragem inquebrantável, da fé e do espírito de serviço. De posse dele enfrentaremos qualquer combate moral de grandes proporções.(XAVIER, 2017, cap.140 – O capacete).

Os três dias de intensas atividades contribuíram para a tessitura do capacete espiritual, com os fios da coragem, da fé e do espírito de serviço, pois que amparados por sólidos ideais calcados no Evangelho de Jesus e nos ensinamentos de Kardec, somados à confiança, fraternidade e união entre os trabalhadores e participantes.

Quiçá as áreas possam se integrar cada vez mais, possibilitando, que o girassol que representa a Área da Infância e Juventude, brilhe no mundo interior dos trabalhadores da última hora, e que a brisa que balança o trigal, símbolo da Área de Estudo do Espiritismo, suavize o jugo, porque, com Jesus, o fardo é leve, e com Kardec abrimos as portas do Evangelho e despertamos para a essência do amor.

Regilaine Magali Bernardi Crepaldi
Diretora da Área de Estudo do Espiritismo da Federação Espírita do Estado do Estado de Mato Grosso.

REFERÊNCIAS:
MENEZES, Bezerra de. Unificação (mensagem psicografada por Francisco C.Xavier).In: Reformador. nov./dez. 1980.
______, Unificação paulatina, união imediata, trabalho incessante. (mensagem psicofônica recebida por Divaldo P. Franco). In: Reformador.fev.1976.

PLANO DE TRABALHO PARA O MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO (2018-2022). Conselho Federativo Nacional, da Federação Espírita Brasileira (CFN-FEB).

XAVIER, Francisco C. Vinha de Luz, pelo Espírito Emmanuel. 1.ed.10, imp. Brasília: FEB, 2017.


Artigo publicado na edição de março de 2020 do Reformador, órgão de divulgação da Federação Espírita Brasileira.