Notícia

Mato Grosso Espírita Conectado: ferramentas online, qualificação e atividades virtuais
13/04/2020

Em meio à pandemia do novo coronavírus, as autoridades de saúde recomendam o distanciamento social para achatar a curva de disseminação da covid-19. Para este período, a recomendação segura é a de se permanecer em casa, saindo apenas em ocasiões indispensáveis. Dessa forma, surge a necessidade de as instituições espíritas de Mato Grosso suspenderem suas atividades presenciais, transferindo aquilo que for possível para o ambiente virtual.

Pensando em otimizar as ações nesse sentido, a Federação Espírita do Estado de Mato Grosso apresenta a iniciativa ‘Mato Grosso Espírita Conectado’, um programa de trabalho elaborado pela Área de Comunicação Social Espírita da Feemt que visa fomentar e dar suporte às atividades online do Centro Espírita.

O projeto é constituído em três eixos:

  1. Sugestões de ferramentas online para utilização no Centro Espírita
  2. Encontros virtuais de qualificação para utilização de ferramentas online no Centro Espírita
  3. Encontros de suporte às Feemt – Regionais para fomento das atividades online no Centro Espírita.

Conheça abaixo cada uma das frentes de trabalho.


1. Sugestões de ferramentas online para utilização no Centro Espírita:

Reuniões administrativas, grupos de estudo, irradiação, evangelização e reuniões públicas podem continuar acontecendo em ambiente virtual, a depender da disponibilidade das equipes de trabalho e da criatividade na utilização das ferramentas corretas.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER AS FERRAMENTAS

É comum que haja uma confusão sobre as funções desses aplicativos. Essas podem ser divididas em três grandes grupos: videochamadas, videoconferências e transmissões ao vivo (também conhecidas com lives). Abaixo está uma breve diferenciação entre as modalidades:

  • Videochamadas: é uma forma de comunicação instantânea entre duas pessoas, uma simples conversa por vídeo, como uma ligação. Normalmente, ela é realizada de forma prática, através de smartphones, ou computadores e relativamente com pouca duração. Podem ser utilizadas para questões pontuais entre trabalhadores e coordenadores de atividades, por exemplo;
  • Videoconferências: trata-se de uma sala de reunião virtual, onde há necessidade de troca de experiências e falas. Ideal para reuniões de trabalho, grupos de estudo, reuniões de irradiação, evangelização de jovens etc;
  • Transmissões ao vivo: trata-se de uma comunicação de via única, alguém fala e outras pessoas escutam. Pode ser disponibilizado aos participantes a interação através de perguntas, ou não. Ideal para atividades como palestras, evangelização infantil etc.

Fazer qualquer um dos três é uma tarefa simples quando se pode contar com a ajuda das ferramentas online. Isso porque, as plataformas permitem configurar reuniões remotas em poucos cliques. Na grande maioria, o administrador da reunião cria uma sala e envia um convite via e-mail ou link para os participantes, que às vezes nem precisam ter conta nas plataformas. Basta acessar a URL e informar um nome para entrar. Além das chamadas de vídeo, os serviços costumam oferecer recursos como compartilhamento de tela, bate-papo e edição colaborativa de documentos. Confira na tabela:

(Clique na imagem para acessar em melhor qualidade)


2. Encontros virtuais de qualificação para utilização de ferramentas online no Centro Espírita

Qualificação de trabalhadores para utilização das principais ferramentas online:

  • Para atividades em grupo: Google Hangouts e Zoom
  • Para transmissões ao vivo: Facebook

Foram dois encontros virtuais, realizados no sábados 18 e 25 de abril, das 15h às 17h. Cada encontro foi voltado ao atendimento de um grupo de regiões do Estado, de modo que o atendimento não se sobrecarregue. Abaixo você pode obter maiores informações.

Encontros realizados:

18 de abril:

Para instituições espíritas das seguintes regiões do Estado:

  • Sul: Feemt – Regionais 11, 12 e 13 | Jaciara, Juscimeira, São Pedro da Cipa, Dom Aquino, Alto Araguaia, Primavera do Leste, Campo Verde, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Poxoréu, Santo Antônio do Leste, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Rondonópolis, Pedra Preta, Tesouro, Guiratinga, São José do Povo, Itiquira
  • Norte: Feemt – Regionais 14, 15, 16 e 17 | Matupá, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Terra Nova do Norte, Novo Mundo, Nova Guarita, Alta Floresta, Nova Canaã do Norte, Apiacás, Paranaíta, Carlinda, Sinop, Marcelândia, Itaúba, Cláudia, União do Sul, Santa Carmen, Feliz Natal, Vera, Santa Helena, Colíder, Sorriso, Santa Rita do Trivelato, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Ipiranga do Norte, Itanhangá, São José do Rio Claro, Nova Maringá
  • Leste: Feemt – Regionais 18 e 26 | Barra do Garças, Torixoréu, Pontal do Araguaia, General Carneiro, Araguaiana, Água Boa, Campinapolis, Cocalinho, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo São Joaquim

25 de abril:

Para instituições espíritas das seguintes regiões do Estado:

  • Centro: Feemt – Regionais 1, 2, 3, 4 e 5 | Cuiabá, Acorizal, Jangada, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Rosário Oeste, Nobres, Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento
  • Noroeste: Feemt – Regional 6, 7, 8, 24 e 25 | Arenápolis, Barra do Bugres, Denise, Nortelândia, Alto Paraguai, Diamantino, Juína, Brasnorte, Castanheira, Rondolândia, Tangará da Serra, Nova Olímpia, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Deciolândia, Cotriguaçu, Juruena, Aripuanã, Colniza, Nova Bandeirante, Nova Monte Verde, Juara, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Tabaporã
  • Oeste: Feemt – Regionais 21, 22 e 23 | Cáceres, Porto Estrela, Mirassol D’oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Glória D’oeste, Indiavaí, Figueirópolis D’oeste, Curvelândia, Lambari D’oeste, Rio Branco, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Jauru, Porto Esperidião,Pontes e Lacerda, Vale São Domingos, Comodoro, Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D’oeste e Nova Lacerda.

Horário: 15h às 17h

Não conseguiu participar?

Os encontros foram gravados. Solicite acesso por e-mail e reveja quantas vezes for necessário. Basta escrever para acse@feemt.org.br, onde você também pode ter acesso a novas orientações, caso necessite.


3. Encontros de suporte às Feemt – Regionais para fomento das atividades online no Centro Espírita

Entre os dias 11 e 31 de abril serão agendadas reuniões específicas entre a Área de Comunicação Social Espírita da Feemt e cada uma das Feemt – Regionais instaladas e em funcionamento. As reuniões serão um espaço de estreitamento de laços, compartilhamento de experiências e fomento da realização de novas atividades online. Esses encontros não substituirão a qualificação online, agendada para os dias 18 e 25 de abril, conforme apresentado anteriormente. Para além da equipe da diretoria executiva da Feemt, espera-se a presença dos coordenadores de Feemt – Regionais e fica aberta a participação dos representantes de instituições espíritas da região que tiverem interesse.

Para novos esclarecimentos, basta escrever para acse@feemt.org.br.


O Centro Espírita já está realizando atividades online?

Caso a instituição espírita da qual você faz parte já esteja realizando atividades online, compartilhe conosco. Basta escrever para comunicacao@feemt.org.br.

CONHEÇA E PROGRAMAÇÃO ONLINE DAS INSTITUIÇÕES ESPÍRITAS DE MATO GROSSO


Links úteis: