Notícia

Nota sobre a pandemia do novo coronavírus
19/03/2020

NOTA SOBRE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Questões abordadas:

  • Orientação das autoridades públicas;
  • Orientações de benfeitores espirituais sobre serenidade, vigilância e confiança em Deus;
  • Formas criativas de perseverar no trabalho (listas de recursos úteis sugeridos pela FEB);
  • Sobre a manutenção das atividades das áreas administrativas e doutrinárias da Feemt;
  • Suspensão até nova orientação das reuniões presenciais realizadas na sede da Feemt;
  • Suspensão até nova orientação dos eventos previstos no Calendário Federativo até o mês de julho;
  • Sugestão de atuação às Feemt – Regionais e Centros Espíritas;

“Ainda mesmo com sacrifício, entre acidentes inesperados que lhe firam as esperanças, jamais desistir da construção do bem que lhe cumpre realizar. Cada Espírito possui conta própria na Justiça Perfeita.” André Luiz

Atendendo às recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, a Federação Espírita do Estado de Mato Grosso sintoniza-se às demais instituições espíritas no esforço de precaução e contenção aos danos a serem causados pela pandemia do novo coronavírus anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Recordando as orientações de inúmeros Benfeitores espirituais, destacamos a necessidade de nos mantermos serenos, vigilantes e irmanados na confiança em Deus e sua Bondade Suprema.

Dadas as circunstâncias desafiadoras, nos vemos convidados a encontrar formas criativas de perseverar no trabalho, sem deixar de oferecer às almas necessitadas o calor incomparável da Boa Nova, mas respeitando as imposições que o tempo presente nos estabelece.

Alguns recursos e ações úteis foram listados pela Federação Espírita Brasileira em nota publicada em seu site, no dia 16 de março de 2020. São eles:

  • o uso das tecnologias de comunicação virtual para desempenho de atividades de estudo, palestras e reuniões administrativas;
  • a criação de grupos de WhatsApp e, por meio deles, propor estudos dialogados;
  • a utilização das ferramentas disponíveis para o uso gratuito pelas principais companhias de tecnologia da informação, de modo a criar alternativas aos encontros presenciais, mantendo a ordem das atividades. O Microsoft Teams (https://products.office.com/pt-br/microsoft-teams/free); o Google Hangout (https://hangouts.google.com/?hl=pt-BR); Cisco Webex (https://www.webex.com.br/) e outras alternativas podem ser utilizadas como mecanismos de virtualização dos encontros, de modo que as atividades de instrução, consolo e iluminação desenvolvidas nas atividades públicas, possam ter prosseguimento em ações virtuais; aqui incluímos as ferramentas mais populares, tais como Skype e Zoom;
  • a divulgação intensa das alternativas de transmissão por Web rádio e Web tv, que são boas opções para o desenvolvimento do bem, nestes dias de dificuldades para o encontro presencial. O canal da FEBtv (www.febtv.com.br) e FEB Rádio (http://twixar.me/ddsT) estão disponíveis com materiais de estudo, de palestras, de encontros, que servem como breves alternativas para a impossibilidade do encontro presencial; incluímos aqui o material disponibilizado pela Feemt via Feemt Play, tanto no YouTube (www.youtube.com/feemtplay), quanto via Podcast no aplicativo de sua preferência.
  • a adoção do livro espírita como relevante e especial recurso de esclarecimento, consolo e orientação, fornecendo luzes às eventuais dúvidas e inseguranças.

No âmbito das condutas individuais e familiares, também sugere a FEB:

  • a realização do evangelho no lar nos horários das reuniões no centro espírita;
  • o cultivo da leitura edificante;
  • o acompanhamento de programas e palestras disponíveis pela internet;
  • o estreitamento das relações e do diálogo familiar;
  • o compartilhamento de vídeos, músicas e mensagens edificantes;
  • a realização da prece em favor da Humanidade.

Tratando-se especificamente das atividades rotineiras da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, desenvolvidas em sua sede, em Cuiabá, ou de eventos por ela previstos, esclarecemos:

  • quanto ao funcionamento da Livraria, Editora e Distribuidora Espiritizar: mantidas as atividades em horário integral (segunda a sexta, 8h às 12h – 13h às 17h), com exceção dos sábados, para atendimento ao Movimento Espírita; para tanto, a equipe de funcionários estará em revezamento, de modo que também possam diminuir o convívio social;
  • quanto ao funcionamento dos setores administrativo e financeiro: mantidas as atividades em horário integral (segunda a sexta, 8h às 12h – 13h às 17h), com exceção dos sábados, para atendimento ao Movimento Espírita; para tanto, a equipe de funcionários estará em revezamento, de modo que também possam diminuir o convívio social;
  • quanto ao funcionamento da Assessoria de Comunicação: mantidas as atividades em horário integral, para atendimento ao Movimento Espírita; para tanto, a equipe de funcionários estará em revezamento, de modo que também possam diminuir o convívio social;
  • quanto à realização do Estudo Reflexivo das Dimensões do Espírito Imortal nas terças-feiras: a atividade permanece em regime exclusivo de transmissão pela internet, de modo que, fisicamente, um número mínimo de pessoas trabalhe em sua viabilização atendendo todas as recomendações de higiene necessárias para o bom andamento da atividade;
  • quanto às reuniões gerais, de diretoria e específicas das áreas de atuação: transferidas para ambiente virtual, dentro de programação a ser estabelecida entre as equipes específicas e a equipe geral, esta sob responsabilidade da presidência da Feemt;
  • quanto ao funcionamento do Grupo Espírita de Arte Cristã Juventude Ativa e do Grupo Amigas do Bordado: realizações suspensas até novas orientações.
  • quanto aos próximos eventos previstos no Calendário Federativo 2020, quais sejam o Encontro Estadual de Áreas – Família & Infância e Juventude e a Conemat 2020 – Confraternização dos Espíritas de Mato Grosso, em Primavera do Leste: realizações suspensas até novas orientações.

Em se tratando das atividades desenvolvidas no Movimento Espírita de Mato Grosso, recomenda-se que as instituições espíritas atendam às recomendações governamentais de suas localidades, cientes de que o cumprimento da lei é condição necessária para a manutenção do bem-estar coletivo; e que, na medida do possível, criem alternativas de desenvolvimento das atividades do Centro Espírita sem que seja necessária a aglomeração de pessoas.

Recordando, ainda, a autonomia das instituições espíritas e das Feemt – Regionais, sugere-se adiamento ou cancelamento das atividades previstas para os próximos meses, até que a situação seja normalizada.

Sabedores de que nenhuma folha cai sem que o Pai queira, sem que o Pai saiba, rogamos à Divina Providência que siga a inspirar a família espírita matogrossense, nos unindo em prece aos companheiros das demais Entidades Federativas Estaduais e do Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira, para colaborarmos positivamente na manutenção de uma psicosfera de otimismo e esperança em torno deste grave momento pelo qual passa nosso planeta.

Com gratidão e votos de serenidade e paz!

Luíza Leontina Andrade Ribeiro
Presidente da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso


Atualizado em 25/03/2020:


Links úteis:


Perante os fatos momentosos

Em tempo algum empolgar-se por emoções desordenadas ante ocorrências que apaixonem a opinião pública, como, por exemplo, delitos, catástrofes, epidemias, fenômenos geológicos e outros quaisquer.

Acalmar-se é acalmar os outros.

Nas conversações e nos comentários acerca de notícias terrificantes, abster-se de sensacionalismo.
A caridade emudece o verbo em desvario.

Guardar atitude ponderada, à face de acontecimentos considerados escandalosos, justapondo a influência do bem ao assédio do mal.

A palavra cruel aumenta a força do crime.

Resguardar-se no abrigo da prece em todos os transes aflitivos da existência.

As provações gravitam na esfera da Justiça Divina.

Aceitar nas maiores como nas menores decepções da vida humana, por mais estranhas ou desconcertantes que sejam, a manifestação dos Desígnios Superiores atuando em favor do aprimoramento espiritual.

Deus não erra.

Ainda mesmo com sacrifício, entre acidentes inesperados que lhe firam as esperanças, jamais desistir da construção do bem que lhe cumpre realizar.

Cada Espírito possui conta própria na Justiça Perfeita.

“Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.” — Paulo. (I Tessalonicenses, 5:15.)

(Do livro Conduta Espírita, ditado pelo Espírito André Luiz. FEB Editora).