Notícia

Valorização da vida: reflexo do amor divino
19/09/2023

“Aquele que não ama não conhece a Deus;
 porque Deus é amor” (1 João 4:8)

Deus é amor.

Veste os lírios dos campos. Alimenta os pássaros. Revela cuidado e ternura em cada detalhe da criação.

Se assim o faz com as plantas e animais, não faria com os seres humanos? Se não cai um fio de cabelo de nossa cabeça sem que o Pai saiba, deixar-nos-ia ao desamparo?

Aos estudarmos o capítulo II, de A Gênese, verificamos dentre outros atributos, que Deus é onipotente, soberanamente justo, bom e infinitamente perfeito. Assim, estando o Pai em toda parte, agindo sempre com infinita justiça, bondade e perfeição, podemos nos assegurar de que tudo está sob a Sua tutela amorosa.

E tudo estando sob a tutela do Pai, a vida intrauterina também o está. O ser em formação, contará com um novo corpo material, na sequência da vida espiritual e necessita do abrigo seguro no ventre materno para que esse processo se concretize.

A segurança intrauterina passa por inúmeros aspectos, sejam eles de ordem física, emocional, social, além do relevante componente espiritual. As gestantes necessitam de apoio de uma rede e quanto mais evoluída uma sociedade, os fios que a compõe serão igualmente mais firmes e amorosos.

Estes fios envolvem a assistência as mães para um adequado pré-natal, atendimento psicossocial, assistência jurídica quando necessária, compromisso e responsabilidade dos envolvidos na geração do ser, esclarecimento e vivência espiritual, dentre outros, para que possamos refletir em nossos gestos, ainda que minimamente, o atributo do infinito amor de Deus.

Como somos filhos de Deus sabemos que temos Seus atributos em nós de forma relativa, bem como que somos convidados, através das inúmeras reencarnações, a aprimorarmos pelo processo evolutivo, cada um destes atributos.

No entanto, para que referido aprimoramento ocorra, precisamos renascer através de outro corpo, o que afasta a defesa deliberada do aborto.

A vida é um patrimônio divino e aprendemos com a doutrina espírita que há vida além de nossa etapa no corpo. Somos espíritos imortais estagiando temporariamente na experiência carnal.

Como nos ensina a mentora Joana de Ângelis, somos herdeiros de Deus e gradativamente vamos desenvolvendo este amor oriundo do grande Pai. Nascemos, morremos e renascemos para evoluir, para desenvolvermos o amor nas diversas gradações que ele existe, até alcançarmos o amor em plenitude.

No entanto, quando ocorre o aborto provocado cerceamos a oportunidade do ser renascer, passar por suas provas e progredir.

Consoante nos ensinam os Espíritos, ao responder à pergunta 825 de O Livro dos Espíritos, não há o gozo de absoluta liberdade, porque todos precisamos uns dos outros, assim os pequenos como os grandes. E na questão 880, quando Allan Kardec pergunta aos espíritos qual o primeiro dos direitos naturais do homem, eles respondem “o de viver”.

Necessário lembrar que todos somos acolhidos por Deus e as mães que por suas múltiplas razões praticaram o aborto e se arrependeram, também o serão, porque as divinas leis são educativas e não punitivas. Ao arrependerem-se, elas abrem as portas para à reabilitação, desenvolvendo o amor materno para as diversas oportunidades que a vida lhe oferece. Não é necessário ser mãe biológica para tornar-se uma verdadeira mãe.

O convite feito pelo nosso Modelo e Guia, há mais de dois mil anos, de amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo entendimento e ao próximo como a nós mesmos, ainda se faz atual e sempre reverberará em nossas almas.

Compete a cada um, portanto, o esforço de desenvolver a caridade em sua mais ampla acepção e assim velar pelas vidas em todas as suas etapas, intrauterina, na infância, adolescência, juventude, adulta, idosa, colocando em prática o atributo do amor de Deus em nós.

A Federação Espírita do Estado de Mato Grosso valoriza a vida em todas as suas etapas e como tal, seguindo os ensinamentos de Jesus e Kardec, através da Doutrina Espírita fornece subsídios para o esclarecimento e consolação.

Referencias

Kardec Allan O Livro dos Espíritos. ed. FEB 2018
Ângelis Joana- Franco Divaldo- Livro Filho de Deus, ed. Leal cap. 5
Novo testamento João 4:8.

A Gênese

Luiza Leontina Andrade Ribeiro e Regilaine Magali Bernardi Crepaldi – Presidente e Vice-Presidente doutrinária da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.