Notícia

Memória Espírita: aniversário de Aristotelino Alves Praeiro
01/05/2020

Em 1º de maio de 1903, nascia em Cuiabá, Mato Grosso, Aristotelino Alves Praeiro. Filho de Manoel Alves Praeiro e Joana de Vasconcelos Praeiro, Praeiro foi militar, maçom emérito e teve atuação destacada em diversos órgãos públicos de Cuiabá.

Em 1929, foi convidado pela noiva que viria a ser sua primeira esposa, Adelina de Matos, a acompanhá-la em uma reunião mediúnica de um grupo familiar. No decorrer da atividade, manifestou-se de forma espontânea, via psicofonia, uma entidade caracterizada por acentuada elevação moral, transmitindo mensagem tocante e profunda, infundindo na intimidade de Praeiro certa recordação de um compromisso espírita anteriormente assumido. O Espírito abordava assuntos da mais alta transcendência, surpreendendo a todos quando, ao fim da comunicação, afirma: “sou aquele que na Terra foi Duque de Caxias.”

A partir daquele momento, Praeiro decidia-se definitivamente por sua vinculação ao Consolador prometido, o Espiritismo. Ingressou nas hostes doutrinárias e delas não se afastou até sua desencarnação, em 18 de maio de 1993.

Alguns anos mais tarde, acompanhou a organização da 1ª Convenção Espírita do Estado de Mato Grosso, a grande reunião que resultou na fundação da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, em 14 de dezembro de 1956. Praeiro esteve na presidência da instituição até o seu retorno à dimensão espiritual.

‘Do lado de lá’, segue integrando a equipe de trabalho da Feemt. Um ano após seu retorno, oferece mensagem pela mediunidade de Divaldo Pereira Franco, conclamando os companheiros da Casa Federativa e de todo o Estado a ‘manterem suas ações assinaladas pelo selo da mansidão de Jesus e caracterizada pela conduta do Bem em todas as suas resoluções’.

É com profunda gratidão que nos recordamos deste amigo, trabalhador incansável, exemplo de superação e dedicação. Celebramos a data com a transcrição de seu discurso proferido na solenidade de encerramento da 1ª Convenção Espírita do Estado de Mato Grosso, conforme registro dos anais da convenção:

“Exmas. autoridades, senhores representantes da imprensa, caríssimos confrades e confreiras.

Deus nos abençoe, Jesus o nosso Divino Mestre nos ilumine e a Virgem Santíssima nos abrigue com o seu manto de amor.

Que o Espírito Santo, o Consolador prometido por Jesus, esteja neste instante e sempre em nossos íntimos.

Nesta Divina Assembleia de amor, onde nos reunimos em nome do Cristo, para concluirmos os trabalhos da fundação da Federação Espírita do Mato Grosso, estejamos presentes os mensageiros da Luz e do bem a fim de que os seus doces eflúvios embalsamem os nossos espíritos e, fortalecidos pela misericórdia de Deus, possamos cumprir os sagrados deveres que nos são impostos pelo Criador e pela nossa consciência de homens cristãos.

Meus senhores e meus confrades, todos os Estados do Brasil já tinham sua Federação Espírita organizada. Restava o estado de Mato Grosso como o único sem a sua Federação. Graças à ajuda de Deus e aos esforços do confrade Cel. Duilio Lena Bérni e seus companheiros, temos hoje a Federação de Mato Grosso, que inicia os seus primeiros passos nesta grade obra de Cristianismo da humanidade.

O nosso querido Brasil é a Terra da Promissão, a Terra do Cruzeiro, o Coração do Mundo, a Pátria do Evangelho, e Mato Grosso, como parte integrante desta imensa Pátria, não podia ficar indiferente, de braços cruzados, diante de tão nobre missão consagrada ao Brasil.

Cristianizando o povo, educando-o, combatendo os vícios, a ociosidade e a mentira, estaremos cumprindo o sagrado dever para com a família, com a Pátria e para com Deus.

Meus senhores e confrades, aproxima-se a consumação do segundo milênio. A humanidade está vivendo horas sombrias, em consequência dos seus maus pendores, o egoísmo, o orgulho e seus satélites.

É imprescindível vencermos os grilhões que nos algemam, libertando-nos das nossas imperfeições.

O principal objetivo do Espiritismo é o Cristianismo redivivo, é ensinar ao homem a ser bom, honrado, humilde, trabalhador, honesto; é combater o erro, o mal; é cultivar a verdade, o amor a Deus e ao próximo. É evangelizar a humanidade, educar a infância e a mocidade para que amanhã tenhamos uma pátria forte, próspera e feliz e uma humanidade mais venturosa.

Meus caros confrades e companheiros representantes dos Centros Espíritas de Mato Grosso, recebo neste instante, das vossas mãos, o encargo de Presidente da Federação Espírita do Mato Grosso, não por ser o maior dentre vós, não por ser o mais esclarecido, mas por circunstâncias imperiosas da sede da Federação que, por força do Estatuto, deve ser na Capital do Estado, e Cuiabá, a capital do Mato Grosso, é o setor onde exerço as minhas atividades espirituais.

Recebo de vossas mãos esta tarefa espinhosa, de que me julgo incapaz de exercê-la, todavia confio na ajuda de Deus, no amparo de Jesus e dos divinos mensageiros do amor, que me hão de ajudar a levar a Cruz ao Calvário e não vos decepcionar de tão elevado compromisso.

Em nome de Deus, em nome de Jesus, em nome daquele que me guia os passos na vida terrena, assumo a Presidência da Federação Espírita de Mato Grosso e espero a cooperação dos meus confrades, em todos os setores de atividades evangélicas.

Sirva para nós o lema do inesquecível mestre Allan Kardec: Trabalho, Solidariedade e Tolerância.

Meus caríssimos companheiros de jornada, assumindo esse compromisso, lembremo-nos das palavras de Jesus: “Aquele que quiser seguir após mim, tome a sua cruz, renuncie a si mesmo e siga-me”.

Portanto, cheios de fé, de ânimo e amor, caminhemos pela vereda santa traçada por Jesus, que os nossos espíritos sejam sempre iluminados pela Luz do Evangelho, a fim de que não sejamos assaltados pelas trevas que nos assediam.

Companheiros de luta evangélica, unamo-nos debaixo do pallium sagrado do amado Mestre, entrelaçados pelos elos indestrutíveis do amor cristão e trabalharemos, cumprindo as determinações do Alto: “Ide pregar o Evangelho a toda gente”.

Não nos esqueçamos de que os nossos atos são as expressões mais eloquentes com que podemos testemunhar as nossas qualidades de seguidores do Cristo.

Jesus nos ilumine e abençoe a humanidade inteira e que Ismael, o protetor do Brasil, desfralde a sua bandeira de paz sobre as nossas cabeças e permita Deus que os seus divinos emissários lancem em todos os corações e sobre todos os lares paz harmonia e amor.”

Aristotelino Alves Praeiro, em discurso proferido em 16 de dezembro de 1956, na solenidade de encerramento da 1ª Convenção Espírita do Estado de Mato Grosso, ocasião da fundação da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.