Notícia

Desencarnação de Clodoaldo Lima
07/07/2020

Neste dia 6 de julho de 2020, parte para a espiritualidade nosso amigo Clodoaldo Lima, trabalhador dedicado do Movimento Espírita de Mato Grosso. Fez parte da equipe da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, estando presente em sua reunião de fundação.

Sua dedicação, sua afabilidade, sua pessoa acolhedora estará sempre presente em nossos corações.  Somos eternamente gratos pela oportunidade de Convivência.  Que Deus o ampare e que seja acolhido pela espiritualidade amiga, nesta novo ciclo que ora inicia.

Clodoaldo, nossa gratidão, nosso carinho e nosso abraço de despedida,

Luíza Leontina Andrade Ribeiro
Presidente da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso


Na tarde da última segunda-feira, 6 de julho de 2020, retornou ao mundo espiritual, aos 99 anos de idade, o companheiro Clodoaldo Lima, valoroso trabalhador do Movimento Espírita de Mato Grosso.

Clodoaldo nasceu em 11 de março de 1921, em Ponta Porã, hoje integrante de Mato Grosso do Sul. Ainda jovem, por força do compromisso com a antiga Guarda Territorial, mudou-se para Rio Branco, Acre, onde conheceu aquela que seria sua grande companheira de jornada: Lucíola Monteiro (1931-2016), espírita desde jovem. Em 1951 surgiu a oportunidade e o jovem casal mudou-se para Cuiabá. Em 1952, Clodoaldo torna-se espírita e em 1954, já instalado na cidade, o jovem casal passa a integrar o Movimento Espírita como dedicados trabalhadores de várias áreas de atuação.

‘Seu Clodoaldo’, como é conhecido, acompanhou a organização da 1ª Convenção Espírita de Mato Grosso, evento responsável pela fundação da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, em 14 de dezembro de 1956. Após a data, passou a integrar a primeira diretoria da instituição como 2º tesoureiro.

O falecimento foi ocasionado por uma complicação do quadro de Covid-19, com o qual vinha lidando nas últimas semanas. Do lado de cá, permanece a família composta, pelos laços de sangue, por seus filhos Luís Carlos, Neio Lúcio, Eleuza Monteiro, Telma e Elba Vanja, mais de sete netos e três bisnetos e, pelos laços do coração, outros onze filhos que o casal acolheu em diferentes períodos de suas vidas.

A Federação Espírita do Estado de Mato Grosso se soma em prece aos familiares para que o retorno se dê de forma harmônica, coroando uma existência de abnegação e amorosidade, recordando a afabilidade característica deste amigo tão querido. O abraço de Clodoaldo Lima permanece presente em cada coração por ele acolhido ao longo desta quase centenária jornada reencarnatória.