Notícia

Novo bazar do Grupo Amigas do Bordado será realizado em novembro
07/11/2019

No próximo dia 9 de dezembro será realizada a 23ª Exposição Artesanal e de Vendas do Grupo Amigas do Bordado, na sede da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso. A atividade será das 8h às 17h e o convite custa R$ 15,00, com direito a um acompanhante, brinde e participação de atividade especial.

O grupo, formado majoritariamente por mulheres de idades variadas, está aberto a acolher mais mulheres e homens de todas as idades, inclusive crianças. Como é tradição, a renda arrecadada neste evento será revertida para uma série de instituições beneficentes.

Às mulheres que participam atualmente o grupo oferece a oportunidade de encontrar uma nova ocupação após toda uma série de desafios característicos da idade. Se antes se sentiam sozinhas e tristes, encontram, por meio da convivência fraterna e do trabalho no bem, na Doutrina Espírita, novo colorido para sua existência.

Em sintonia com a diretriz Diretriz 1 – Difusão da Doutrina Espírita e a Diretriz 9 – Participação do espírita na sociedade do Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro (CFN-FEB), as atividades do grupo, para além da produção artística artesanal, tem se tornado um verdadeiro espaço de convivência onde, por meio do trabalho voluntário, seus integrantes tem a oportunidade de fortalecer os vínculos de afeto, encontrar apoio mútuo e se integrar por meio da comunhão de ideais espíritas.

Abaixo você tem acesso a um breve histórico da atividade e às informações gerais do evento. Para mais informações, ligue para (65) 9 9806-0757 (falar com Míriam).

O grupo:

Em 1994, um grupo de senhoras começa um trabalho de Evangelização Infantil no extinto Lar Espírita Monteiro Lobato. A atividade, desenvolvida semanalmente, sensibilizou as evangelizadoras diante das necessidades e dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição. Diante do cenário, em alguns anos depois surge a necessidade de se confeccionar trabalhos manuais com o objetivo de, no final do ano, realizar um grande bazar, cuja renda arrecadada seria revertida para o Lar e outras instituições filantrópicas escolhidas pelo grupo. Assim, restou definido que cada integrante do grupo doaria uma contribuição para que fossem comprados os materiais necessários para o início dos trabalhos, tais quais: guardanapos, toalhas de bandeja, toalhas de mesa, toalhas de banho etc. Todos carinhosamente bordados em ponto cruz e vagonite.

As reuniões de trabalho foram marcadas para as quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, iniciando-se com a leitura de uma mensagem e, no final, uma prece de encerramento. Foi sugerido a escolha de um nome para o grupo e, dentre várias sugestões, a selecionada foi ‘Amigas do Bordado’.

Com o passar dos anos, as reuniões, que aconteciam a cada semana em um lar diferente, foram se enchendo. Companheiros de outros bairros da capital foram se acercando e o formato de reuniões itinerantes já não mais atendia o grupo. Surgiu, então, a necessidade de se fixar em um só local. Dentre as opções disponíveis, optou-se pela atividade ser realizada na sede da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, que gentilmente havia colocado seu salão principal à disposição.

Em 1998 foi introduzido o momento de reflexão, onde se lê ou se conta uma história que venha ilustrar o cotidiano, visando proporcionar ao grupo reflexões sobre a necessidade da autotransformação.

O trabalho em grupo e a convivência têm proporcionado inúmeras oportunidades de renovação aos participantes, ajudando-os a administrar suas diferenças e necessidades. A atividade também proporciona uma nova fonte de renda aos integrantes, vez que ensina a arte de bordar e pintar, portanto, uma nova profissão.

Hoje o grupo está dividido nas seguintes áreas de atuação: ponto cruz, vagonite, crochê, costura, arraiolo, abrolhos, pintura e enfeites natalinos, sendo que cada atividade tem mais de um coordenador, bem como um Coordenador Geral, Tesoureiro e um Relações Públicas, sendo este encarregado, entre outras funções, de receber, cadastrar e apresentar o grupo aos iniciantes no trabalho.


Reuniões:
Segundas: 14h às 16h
Quintas: 14h às 16h
Local: Sede da Feemt (Av. Djalma Ferreira de Souza, nº 260, Morada do Ouro, Cuiabá – MT)

Informações do evento:
23ª Exposição Artesanal e Vendas – Grupo Amigas do Bordado
Sábado, 9 de novembro de 2019
Horário: 8h às 17h
Local: Sede da Feemt (Av. Djalma Ferreira de Souza, nº 260, Morada do Ouro, Cuiabá – MT)
Convite: R$ 15,00 (direito a um acompanhante, brinde e atividade especial)


Mais informações: (65) 9 9806-0757 – Míriam