Notícia

‘Conjemat 2022 – Eu novo no mundo novo!’ acontecerá em formato híbrido
13/01/2022

A Conjemat – Confraternização dos Jovens Espíritas do Estado de Mato Grosso – é um evento muito esperado por toda juventude espírita (quer dizer, evangelizadores também). Como não se emocionar ao lembrar dos momentos integrativos das Conjemats ou dos momentos de estudo e reflexão doutrinários?!

Pelas Conjemats ao longo das últimas décadas, já circularam muitos abraços, sorrisos, amizades e conexão com as diretrizes que a Doutrina Espírita nos apresenta! Como esquecer o Feces cooperativo, nosso famoso Festival do Conhecimento Espírita? Ou as oficinas de artes? Ou o Projeto Jovem Trabalhador Espírita? Ou o Jornal da Conjemat? Ou ainda o momento cultural? Entre tantos outros momentos inesquecíveis das nossas Conjemats!!

Nosso último episódio da Conjemat presencial foi em fevereiro de 2020, com as Conjemats Regionais “Aprendendo a Conviver” e, naquela data, começávamos a ouvir falar da chegada da pandemia COVID-19, ainda sem saber ao certo o que teríamos que enfrentar.

E a pandemia chegou trazendo muitos testemunhos para todos nós. Desde então, temos sido convidados cotidianamente ao exercício da renúncia, da solidariedade e da fé para lidar com os desafios que ainda batem às portas dos nossos lares, do nosso trabalho profissional, das escolas e dos nossos centros espíritas.

Assim como em todas as áreas de atuação na seara espírita, a evangelização infantojuvenil igualmente foi desafiada a superar dificuldades afim de continuar cultivando a semente cristã nos corações de crianças e jovens. 

É inspirador o esforço que muitos evangelizadores, dirigentes, colaboradores e jovens têm feito para seguir propagando a mensagem espírita nesses últimos anos, produzindo conquistas que já não podem ser perdidas: ampliamos a divulgação da Doutrina Espírita e adquirimos novas ferramentas de trabalho no campo da tecnologia.

Graças a todas essas conquistas, fruto de muito trabalho e superação dos trabalhadores do Cristo, que foi possível realizar a inesquecível edição da Conjemat 2021 “Sal da Terra, Luz do Mundo – Aprender a ser”, conectando jovens espírita de todo o Mato Grosso! Nem mesmo a pandemia de COVID-19 pôde nos parar!!

E agora, em 2022? Já poderemos nos reencontrar em uma Conjemat totalmente presencial? Ainda não!! Mas, já poderemos ir matando um pouquinho mais a nossa saudade de todas as aventuras conjemateiras!!

Respeitando o complexo cenário em que ainda nos encontramos e buscando contribuir com o retorno gradual e cuidadoso das atividades de evangelização de juventude, convidamos a todos os centros espíritas do nosso Mato Grosso Espírita a participar da Confraternização de Jovens Espíritas do Estado de Mato Grosso – Conjemat“Eu novo no mundo novo” a ser realizada no dia 26 de fevereiro de 2022 em formato híbrido!!

Trata-se de um formato diferente de Conjemat a ser realizada em duas etapas: uma etapa virtual, transmitida ao vivo pelo canal FeemtPlay, no Youtube, e uma outra etapa a ser realizada no centro espírita com oficinas presenciais contemplando o tema “Eu novo no mundo novo”. 

Abaixo apresentamos uma sugestão de programação a saber, lembrando que o centro espírita tem autonomia para realizar o evento de acordo com suas possibilidades:

 

CONJEMAT “EU NOVO MUNDO NOVO” – 26 DE FEVEREIRO DE 2022
HORÁRIO DESCRIÇÃO FORMATO 
13h30 Recepção ao jovem no centro espírita (opcional)  Presencial 
14h00 Abertura do evento pelo canal FeemtPlay On-line
16h00 Intervalo (opcional) Presencial
16h30 Oficinas: “Eu novo no mundo novo” (opcional)  Presencial
18h30 Momento cultural  On-line
19h30 Encerramento (opcional) Presencial

As etapas sinalizadas como presenciais são opcionais, ficando o centro espírita à vontade para avaliar junto aos seus trabalhadores a viabilidade de sua realização. As oficinas são igualmente opcionais. Portanto, fica à critério do centro espírita realizar a Conjemat híbrida, conforme sugestões abaixo:

  1. No dia 26 de fevereiro de 2022, reunir os jovens no centro espírita e lá mesmo transmitir os momentos on-line ao vivo para serem acompanhados simultaneamente e já realizar as oficinas na sequência.
  2. Acompanhar a Conjemat no dia 26 de fevereiro remotamente, cada jovem de sua casa, e realizar as oficinas em outro dia ou na própria evangelização do centro espírita. 

ATENÇÃO: Caso o centro espírita aceite realizar a etapa presencial, em decorrência do cenário epidemiológico da COVID-19 e suas variantes, que permanecem solicitando de nós cautela e sensibilidade, a Federação Espírita do Estado de Mato Grosso em nome da equipe da Area de Infância e Juventude, bem como a Coordenação de Juventude da Região Centro da Federação Espírita Brasileira (FEB), recomenda que a etapa presencial seja realizada em cada centro espírita, com suas turmas de juventude, de forma que os protocolos de biossegurança de prevenção à COVID-19 possam ser rigorosamente atendidos, sendo eles:

  • Cumprir ao que estabelece o Decreto nº 1134 de outubro do corrente ano, que determina que a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual em espaços públicos e privados, inclusive para as pessoas que já estejam devidamente imunizadas;
  • Realizar o encontro dos jovens em espaços amplos e arejados;
  • Manter o distanciamento mínimo de um metro e meio entre participantes;
  • Ter álcool em gel à disposição para higienização das mãos.

Lembramos ainda que a Conjemat “Eu novo no mundo novo” de 2022, estará sujeita a alterações para a melhor segurança de todos, considerando o panorama epidemiológico da COVID-19 e suas variantes.

Logo mais teremos mais detalhes a programação da Conjemat 2022! Muitas surpresas maravilhosas estão por vir!! Aguardem!! 

ALERTA DE SPOILER: Tem momento cultural sendo preparado!! Sigam as redes sociais da Feemt e acompanhem todas as novidades da Conjemat 2022 “Eu novo no mundo novo” – formato híbrido!! Até lá!