Áreas de Atuação

Estudo do Espiritismo

A Diretoria
É a diretoria responsável pelo trabalho de organização, elaboração de material para desenvolver e manter os núcleos de estudos do Espiritismo dos Centros Espíritas do estado de Mato Grosso.
Coordenadorias
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita
É a coordenadoria responsável em desenvolver ações de promoção, implantação e divulgação do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, bem como a capacitação de monitores para a manutenção dos grupos de estudos.
Estudo Reflexivo-Sistêmico da Doutrina Espírita
É a coordenadoria responsável na promoção, divulgação e implantação de grupo de estudo, na modalidade de reflexivo-sistêmico, como sequência para o estudo básico da Doutrina Espírita nos Centros Espíritas, cujo Esde já esteja implantado.
Ensino a Distância da Doutrina Espírita
Coordenadoria responsável em promover ações para executar os estudos a distancia do Projeto Espiritizar realizados na Feemt.
Áreas de Atuação na Casa Espírita
O Estudo Doutrinário abrange todas as áreas, pois do trabalho desta diretoria partem os futuros trabalhadores dos Centros Espíritas. Na Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, esta área conta com as  seguintes coordenadorias:
Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita
Nela há ações que venham promover o aprimoramento dos estudos já existentes nos Centros Espíritas, de forma que, gradativamente, se tornem reflexivos;
Objetivo
Organizar os estudos do Espiritismo de maneira sistematizada, a fim de permitir a difusão da Doutrina Espírita na sua forma pura, conservando os princípios da postulados por Allan Kardec.
Área de Estudos
– Curso EOB- destinado a implantação do Estudo das Obras Básicas no Centro Espírita.
– Curso de formação de facilitadores da AEE – o curso visa a formação de trabalhadores para facilitar grupos de estudo do espiritismo no Centro Espírita.
– Curso – O caráter inclusivo da AEE – destinado a fornecer  subsídios para inclusão das pessoas com deficiência nas várias modalidades de estudo.
– Seminário – O Estudo Reflexivo no Centro Espírita – abordagem a respeito do método reflexivo consciencial no estudo do espiritismo.
– Curso de Implantação da AEE no Centro Espírita – destinado a fornecer diretrizes de como implantar a Área de Estudo do Espiritismo no Centro Espírita, com no base no Livro Orientação para a Área do Estudo do Espiritismo(FEB/CFN) – em fase de desenvolvimento para posterior disponibilização em videoaula.